Última atualização: 04-01-2016 12:46:20
Imprimir
Página atualizada em 14-07-2014 11:06:16

Portal da Imprensa Regional (PIR)

 

Logotipo do Portal da Imprensa Regional e acesso ao respectivo sítio electrónico

 

O Portal da Imprensa Regional constitui um apoio do Estado à imprensa regional e local, permitindo o alojamento gratuito das publicações de informação geral numa plataforma eletrónica cuja gestão cabe ao Gabinete para os Meios de Comunicação Social.

Esta modalidade de apoio, prevista no âmbito do incentivo à leitura (Decreto-Lei n.º 98/2007, de 2 de Abril) tem por objetivo incrementar a utilização de novos suportes para a divulgação de conteúdos informativos.

Para a dinamização deste projeto foi criado, através de Protocolo celebrado entre o GMCS e a Associação Portuguesa de Imprensa, em 15 de Dezembro de 2009, um Grupo de Trabalho que delineou um planeamento estratégico de investimento em novos módulos e funcionalidades permitindo a melhoria progressiva das ferramentas utilizadas, sobretudo ao nível do backoffice, para a edição de conteúdos, por parte dos jornais.

Considerando a importância da imagem, atratividade, funcionalidade e atualidade do Portal, foi desenvolvido, sob a orientação do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, um trabalho de reestruturação desta plataforma que culminou com o lançamento online  de  um novo modelo de apresentação gráfica do Portal, no dia 27 de junho de 2012, que veio beneficiar os leitores e as empresas proprietárias dos jornais alojados.

Este novo grafismo aliado ao conjunto de funcionalidades e às ações de formação que são disponibilizadas a todas as publicações alojadas, contribuirá, certamente, para um maior dinamismo na difusão dos conteúdos informativos e para uma maior representatividade da imprensa regional e local nesta plataforma.

 



Objetivo, condições de acesso e alojamento das publicações no Portal


O Portal da Imprensa Regional, criado pelo  Decreto-Lei n.º 98/2007, de 2 de Abril (artigo 6.º), destina-se ao alojamento gratuito das edições electrónicas em linha das publicações periódicas de informação geral de âmbito regional ou das publicações de informação especializada tipificadas no artigo 5.º do mesmo diploma.

O Portal está disponível online , desde o dia 5 de Abril de 2007, tendo sido reestruturado no dia 27 de junho de 2012, como já referimos.


As entidades proprietárias de publicações periódicas podem solicitar o alojamento das suas edições electrónicas no Portal, desde que se enquadram no tipo de publicações definidas no n.º 3 do Regulamento do Portal da Imprensa Regional, aprovado pelo Despacho n.º 7938/2011.

 


Condições de acesso ao Portal (artigo 3.º do Regulamento):

Podem alojar as suas edições electrónicas no Portal as:


Instrução do pedido (artigo 4.º do Regulamento)


O pedido de adesão e alojamento das publicações electrónicas no Portal inicia-se com o preenchimento e envio online do Formulário disponível no Portal, seguindo-se a instrução do pedido por parte do GMCS, de acordo com os trâmites estabelecidos no artigo 4.º do Regulamento.


Após a instrução e análise do pedido, as publicações que preencham os requisitos de acesso ao Portal receberão uma senha emitida pelo GMCS que as habilitará ao alojamento e edição electrónica dos seus conteúdos no Portal.



Ver
Perguntas Frequentes sobre o Portal da Imprensa Regional

Imprimir
Página atualizada em 14-07-2014 11:06:16