Culinária

A importância de uma cozinha organizada para a sua casa

E se lhe disséssemos que quando a sua cozinha está arrumada e organizada, a sua motivação para cozinhar é maior e gasta menos energia à procura de utensílios e ingredientes para preparar a refeição?

A organização é importante não só no ambiente familiar, mas também nas cozinhas dos restaurantes. Por exemplo, uma cozinha desorganizada irá dificultar todo o processo e, provavelmente, os clientes ficarão mais tempo à espera das suas refeições.

Porque é tão importante manter a cozinha organizada?

A cozinha torna-se mais aconchegante e convidativa quando está arrumada e, dado que passamos muito tempo nesta divisão, é importante que nos sintamos calmos e felizes no ambiente.

Uma cozinha organizada também o ajuda a poupar dinheiro porque nenhum ingrediente irá ficar fora do seu alcance. Não irá comprar ingredientes que já tem em casa e não deixará que esses passem da validade. Será ainda mais fácil preparar as refeições da semana e ter a certeza que usa todos os ingredientes disponíveis.

Poupar tempo também é uma das grandes vantagens de ter uma cozinha organizada porque saberá exatamente onde está cada utensílio e ingrediente, sem ter de pensar muito. As cozinhas de restaurantes não funcionariam tão bem e tão depressa se não tivessem um bom nível de organização.

E existem muitos outros benefícios. A Leiken, por exemplo, dedica muito tempo e atenção às suas cozinhas para que estas se tornem espaços seguros, esteticamente agradáveis e, acima de tudo, funcionais.

Sabendo o quão importante é que as cozinhas tenham estas caraterísticas, a Leiken oferece soluções inovadoras e que vão de encontro às expetativas e necessidades dos clientes.

Se todos estes benefícios lhe agradam, seguem-se algumas dicas para melhorar a organização da sua cozinha.

As melhores dicas para manter a organização da sua cozinha

1. Tenha os produtos mais antigos sempre à vista

Ao ter os ingredientes mais antigos ao seu alcance, poderá usá-los antes que se estraguem. E se comprar novos ingredientes antes de usar os que tem em casa, não se esqueça de colocar os mais antigos à vista para os usar primeiro.

Esta dica é especialmente importante no caso das frutas, legumes e outros produtos frescos.

No caso dos enlatados, guarde os mais recentes nas prateleiras mais altas e os mais antigos nas prateleiras que estão ao seu alcance. De preferência, organize os enlatados de acordo com a data de validade para que use os que estão mais próximos do fim da validade sem pensar muito.

2. Limpe e organize com regularidade

A organização deve ser feita com regularidade para garantir que continua a ter os produtos que mais usa ao seu alcance e que os produtos que estão próximos do fim da validade não são esquecidos.

Esta organização pode ser feita todos os meses, ou sempre que vai às compras de supermercado. A escolha é sua.

A cozinha também deve ser limpa com regularidade e de acordo com as necessidades do espaço.

3. Mantenha a cozinha funcional

O que não falta são truques que o ajudam a ter uma cozinha mais funcional e neste conteúdo vamos partilhar os que consideramos mais importantes e que podem ser feitos em praticamente qualquer cozinha.

As cozinhas em Portugal (pelo menos as mais tradicionais) costumam ter muitos armários para arrumação e é possível usá-los para que a cozinha se torne mais prática. Arrume os produtos que usa com mais regularidade, como farinhas, massas, arroz e outros, nas prateleiras mais acessíveis e os restantes nas que estão mais altas.

O mesmo para os utensílios de cozinha. Os que são usados com mais regularidade devem ser arrumados em zonas mais acessíveis do que os restantes.

Organize, ainda, a cozinha de acordo com as suas necessidades. De nada serve guardar os utensílios na gaveta se depois está sempre a deixá-los no escorredor de louça para ser mais fácil, por exemplo. O espaço deve funcionar para si.

4. Pense na estética sempre que possível

Uma cozinha arrumada é mais convidativa do que uma cozinha desarrumada, não temos quaisquer dúvidas. Sim, a organização é importante, mas a limpeza e arrumação do espaço também é muito importante e fará diferença em toda a casa.

Tente arrumar o espaço na noite anterior e acordar para uma cozinha arrumada e sinta a diferença.

Para concluir o conteúdo, vamos deixar-lhe um último benefício de ter a cozinha arrumada e organizada: as visitas. Nunca mais irá arrumar a cozinha a correr por causa de visitas de última hora!