Última atualização: 20-04-2017 17:45:56
Imprimir
Página actualizada em 17-03-2014 12:57:26

Media e Diversidade


MEDIANE – Programa para a Diversidade Inclusiva nos Media Europeus

Encontro de Lisboa
26-28 de março de 2014


O Programa MEDIANE é uma iniciativa conjunta da União Europeia e do Conselho da Europa que tem como principal objetivo centrar-se nas competências e capacidades dos media em incluir a diversidade das sociedades europeias contemporâneas no processo produtivo e na elaboração dos conteúdos mediáticos, em particular no que diz respeito à informação e notícias que mais possam contribuir para a formação da opinião pública.

O Programa MEDIANE desenvolve-se nos seguintes três eixos principais atinentes à inclusão da diversidade nos meios de comunicação social :

  1. Proporcionar o intercâmbio e a troca de experiências profissionais entre os media e seus profissionais através da formação jornalística, editorial, de gestão e de design/produção dos media e conteúdos mediáticos; 
  2. Realizar encontros entre os vários profissionais europeus dos media; 
  3. Organizar um guia sobre a inclusão da diversidade dos media.  

Baseando-se nas Recomendações do Conselho da Europa sobre o pluralismo dos media e a diversidade de expressão, nos resultados da campanha conjunta da União Europeia e do Conselho da Europa  contra a discriminação (2008-2010) e do programa MARS - Media contra o Racismo no Desporto, o programa MEDIANE tem como principais objetivos a promoção, desenvolvimento e fortalecimento da diversidade e da não discriminação nas práticas jornalísticas e editoriais  e nos conteúdos dos media. Através desta abordagem, o MEDIANE pretende incentivar modos verdadeiramente inclusivos de cobertura, produção, diversidade e divulgação de conteúdos mediáticos.

Com esse objetivo, o programa MEDIANE proporciona aos media e aos seus profissionais (estudantes e professores de jornalismo, jornalistas, gestores, etc.) a oportunidade de partilharem as suas práticas profissionais com os seus parceiros europeus, através de encontros europeus e temáticos (European and thematic Encounters) e de encontros práticos ou troca de experiências (European Exchanges of Media Practices - EEMPs).

Os  encontros europeus e temáticos, bem como os encontros práticos, destinam-se a incentivar e favorecer o desenvolvimento, a partilha  e a prática de experiências sobre a inclusão da diversidade nos media e conteúdos jornalísticos europeus.

A participação nos encontros  práticos (EEMPs) é financiada pelo programa MEDIANE, devendo os interessados inscrever-se no sítio do programa até dezembro de 2014.

Para além destes propósitos, o programa MEDIANE tem ainda como objetivo proceder à elaboração de uma ferramenta destinada a auxiliar os media e seus profissionais na auto-avaliação e monitorização das suas capacidades para a produção e difusão de conteúdos mediáticos diversos e inclusivos  (The Media Index on Diversity Inclusiveness).


ENCONTRO DE LISBOA

Fundação Calouste Gulbenkian
26-28 de março de 2014 
Ver Evento



Ver também:

Media e Diversidade

Imprimir
Página actualizada em 17-03-2014 12:57:26