Última atualização: 20-04-2017 16:45:56
Imprimir
Página atualizada em 09-11-2013 15:32:17

Congresso Nacional de Jornalistas e Lançamento de Campanha de Informação


Realizou-se nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2013, em Díli, o primeiro Congresso Nacional de Jornalistas de Timor-Leste. Neste congresso foi possível cumprir com grande sucesso um dos objetivos deste programa: a discussão, aprovação e assinatura de um Código de Ética universal de todos os jornalistas de Timor-Leste (meta que se inclui no Resultado II do Programa: "Atividade jornalística regulada por procedimentos/códigos de autorregulação").

 

Assinatura do Código de Ética do Jornalista


O Congresso permitiu também levar a cabo a apresentação do Estatuto do Conselho de Imprensa (objetivo doResultado I do Programa: "Atividade dos media enquadrada por pacote legislativo") e foi aprovada a constituição de uma comissão de acompanhamento dos trabalhos relativos à elaboração do Estatuto. 

O congresso contou com a participação dos principais representantes das associações de jornalistas daquele país, com a presença de políticos destacados de Timor-Leste como o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão e  o Presidente da República Taur Matan Ruak, bem como alguns oradores internacionais


Ainda no âmbito do Programa, no passado dia 10 de outubro, teve início a difusão da campanha "Governo, Somos Nós!". Esta campanha constitui um dos objetivos do Programa de Comunicação Social da U.E. em Timor, incluído no Resultado IV“Disseminada informação sobre as atividades do Governo, do Parlamento, da Câmara de Contas, da Justiça e da Polícia, com o objetivo de melhorar o conhecimento da população em geral acerca da ação estatal, fortalecendo as bases democráticas”


Esta campanha é constituída por um 
spot televisivo, brochuras que serão distribuídas junto com os quatro principais jornais diários, um spot de rádio e um programa televisivo de 20 minutos. A campanha "Governo, Somos Nós!" integra-se num grupo de campanhas fomentadas pelo Programa e que visam dotar os timorenses de um maior e melhor conhecimento do funcionamento dos órgãos estatais.


Excerto da brochura da campanha “Governo, Somos Nós!”

Imprimir
Página atualizada em 09-11-2013 15:32:17