Espaço perfeito para
eventos

Próximos eventos

Fevereiro
D
S
T
Q
Q
S
S
Concerto de Piano a 4 Mãos
Entrada Livre*
26 de fevereiro às 18:00
Sala dos Espelhos
Concerto de Piano com Maria Pikoula
Entrada Livre*
04 de março às 18:00
Sala dos Espelhos

Concerto de Piano a 4 Mãos


CONCERTO DE PIANO A 4 MÃOS

por Saul Picado e Alexei Eremine

 

Saul Picado

Estudou com João Paulo Cunha no Conservatório Regional de Castelo Branco.Ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra no ano de 2006, na classe de piano do professor Alexei Eremine, onde terminou a sua licenciatura em 2010.

Em Setembro de 2011, foi premiado com o 1º prémio do Concurso Prémio Jovens Músicos na categoria de música de câmara,  com o Dryads Duo (em parceria com a violinista Carla Santos) e o 2º prémio na categoria solista. Em Novembro do mesmo ano foi-lhe atribuído o título de “Highly Commended” no Concurso da Guildhall School of Music & Drama “Beethoven Piano Prize”.

Obteve em 2012 o Mestrado em Performance pela Guildhall School of Music & Drama, em Londres, nas classes de piano dos professores Martin Roscoe e Peter Bithell, sendo bolseiro pela Steinway & Sons, Steel Charitable Trust e HWE & WL Tovery.

No ano letivo de 2012/2013 foi aluno da classe de piano do professor Pedro Brumester.

De 2012 a 2014 foi bolseiro pela Fundação Calouste Gulbenkian, mantendo as aulas com o professor Peter Bithell e em 2014 foi-lhe atribuida a Gilbert & Eileen Edgar Junior Fellowship em Acompanhamento no Royal College of Music em Londres.

Estreou obras dos compositores Sérgio Azevedo, João F. Ferreira, Igor C. Silva e Christopher Bochmann. A solo e com o Dryads Duo (com o qual já gravou dois CDs) tem-se apresentado em importantes salas em Portugal, Reino Unido, França e Áustria.

Tocou a solo nos festivais Primavera Musical (Castelo Branco), Festival de Música do Estoril, Bom Dia Música (CCB), Explicação da Ausência, Ciclo Piano EDP (Sala Suggia, Casa da Música), Festivais de Outono (Aveiro).

Residente no Reino Unido lecciona piano em Londres e na Windsor Music Academy.

 

Alexei Eremine

Nasceu em Moscovo em 1964. Iniciou os seus estudos de piano aos 6 anos na Escola de Música Gnessin vindo a terminar "cum lauda" o Curso Superior no Instituto Pedagógico de Gnessin, nas classes de Alexander Satz ( Piano) e de Valeri Samoliotov e Irina Anastasieva (Música de Câmara). Enquanto estudou neste Instituto formou o Trio Gnessin participando com este grupo em diversas Tournées pelas cidades de ex- União Soviética.

Mostrou desde sempre grande interesse pela Música Contemporânea, tendo vindo a participar em inúmeros festivais “Alternativa" em Moscovo.

Em 1982 organizou um concerto de estudantes no Instituto Gnessin dedicado à música de Alfred Schnittke.

Em 1990 participou com M. Arguerich, A. Rabinovitch e A. Batagov na gravação de um CD com música de A. Rabinovitch. Este disco foi galardoado com um dos mais prestigiados prémios -  “Diapason d'Or", França.

Pertence desde 1989 ao Quarteto com Piano de Moscovo, primeira formação do género na Rússia, sendo um dos seus membros fundadores. Com esta formação tem efectuado inúmeros concertos em Moscovo, S. Petersburgo e outras cidades da Rússia. O Quarteto fez repetidas toumées na Letónia, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Grécía, Japão e Benelux.

Participou, ainda, com esta formação, em Festivais Internacionais de Música, altamente credenciados, como Festival do Estoril, Jornadas da Oficina Musical, Festival de S, Roque, Festival de Sintra, Festival do Algarve, 1995 – Portugal; Festival de Assisi – Itália; Festival de Palma de Maiorca -Clássicos do Século XX – Espanha; Noites de Dezembro – Moscovo; Festival de Macau; e Festival em Kreuth -  Alemanha. Desde 1993 o Quarteto tem o estatuto de "Quarteto Residente" em Cascais

Além dos concertos com o Quarteto, Alexei Eremine apresenta-se com outros músicos como N. Gutman, Quarteto Borodin, A.Dumay, W.Bennett, K.Leister, A.Rosado, entre outros. Em 1998, A. Eremine organizou, no teatro Rivoli, no Porto, o concerto para sete pianos, com a presença de Pedro Burmester, António Rosado, Luis Miguel Borges Coelho, Fausto Neves, Jaime Mota e Luis Filipe Sá. Além da estreia mundial da obra do compositor russo Vladimir Martinov, “ Doze Vitórias do Rei Artur", foram interpretadas obras de Steve Reich e Morton Feldman. O concerto foi gravado pela etiqueta BMG.

Eremine combina as suas actividades artísticas com as pedagógicas, tendo sido convidado, logo que acabou o seu curso, para leccionar Piano e Música de Câmara no Instituto Gnessin, sendo o professor mais jovem do ensino superior musical em Moscovo.

Entre 1993/96 foi professor de piano na Escola Profissional de Arcos do Estoril. Desde 2000 leciona Piano e Musica de Câmara na Academia Nacional Superior de Orquestra.

 

*Entrada condicionada à lotação da sala.

 As portas abrem 30 minutos antes.

 

       

Entrada Livre*
26 de fevereiro às 18:00
Sala dos Espelhos
Partilhe
Programa

Concerto de Piano com Maria Pikoula


Maria Pikoula em Concerto


Maria Pikoula, pianista, tem desenvolvido a sua atividade enquanto solista ou em grupos de música de câmara, dando recitais e atuando numa variedade de concertos na Europa, América do Norte e Rússia. Estreou-se a solo no Carnegie Hall em Nova Iorque, patrocinada pela Artists International Presentations.

 

Nas últimas temporadas Maria apresentou-se em Boston, Nova Iorque, Londres e Atenas, tendo sido solista com a Liepaja Symphony Amber Sound Orchestra, a mais antiga orquestra dos Países Bálticos.

 

Maria tem atuado em salas como o Kennedy Center (Washington, DC, EUA), o Consulado Helénico em Nova Iorque e a Embaixada Helénica nas Nações Unidas, além de ter tocado numa gala especial para o Embaixador da Grécia nos Estados Unidos.

 

O seu álbum de estreia, Variations & Inspirations, foi lançado em novembro de 2016, apresentando obras de Mozart, Brahms, Schubert-Liszt, Jacques Hétu e Constantine Caravassilis. Maria gravou para o Antara Project em Londres, e as suas performances têm sido transmitidas nas rádios Gregas e Canadianas.

 

Maria tem sido laureada com numerosas distinções e prémios em concursos nacionais e internacionais, dos quais se destacam o Prémio Especial da Artists International Presentations, o Prémio Joyce Dutka Arts Foundation, 1º Prémio no concurso GWUC National Music Competition em Chicago, o Prémio Musical Hellenic American Women, 1º Prémio e Medalha de Ouro no concurso Greek National Competition. As suas distinções académicas incluem o Prémio W.O. Forsyth Memorial Award, a Bolsa de Mérito da Manhattan School of Music (Nova Iorque), bem como os Prémios Eleni Gatzoyiannis, John Silber e Richmond Awards. Em 2001, Maria foi selecionada para a Golden Key International Honour Society.

 

Detentora de um Doutoramento em Artes Musicais (Performance – Piano) pela Universidade de Boston, onde estudou com Anthony di Bonaventura, tendo sido recipiente de uma bolsa de estudos integral, Maria possui também um Mestrado em Performance – Piano pela Manhattan School of Music, onde estudou com Arkady Aronov, e uma Licenciatura pela Universidade de Toronto, onde estudou com Boris Lysenko.

 

www.mariapikoula.com

 

*Entrada condicionada à lotação da sala.

 As portas abrem 30 minutos antes.

 

Entrada Livre*
04 de março às 18:00
Sala dos Espelhos
Partilhe
Programa

Palácio Foz - Praça dos Restauradores
1250 - 187 Lisboa
 

Google maps
© 2013 Palácio Foz, Todos os direitos reservados.
Página atualizada em 07-02-2018 12:10:10