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8 dicas de SEO para melhorar a visibilidade da sua pequena empresa

Não adianta investir tempo e dinheiro a construir um site se os usuários não o conseguirem encontrar nos motores de pesquisa; por isso, é essencial trabalhar o SEO (otimização dos mecanismos de pesquisa).

O SEO em Portugal para pequenas empresas é um desafio, porque provavelmente não existe uma equipa de SEO dedicada a manter-se a par das atualizações, nem um grande orçamento.

Por isso, é essencial contratar uma agência de SEO em Portugal, para serem aplicadas as boas  práticas do SEO à sua estratégia de marketing digital e assim competir com as grandes empresas.

 

O que é o SEO?

SEO ou Search Engine Optimization consiste no processo de otimizar um site para que ele tenha uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

O SEO ajuda a que uma empresa tenha maior visibilidade, para que as pessoas que procuram os seus produtos ou serviços online os encontrem no momento certo.

 

Quais são os benefícios do SEO para pequenas empresas?

O SEO é fundamental para pequenas empresas, pois ajuda a gerar tráfego orgânico sem custos financeiros, melhorando o posicionamento de um site na página de resultados dos motores de pesquisa.

Por outro lado, o SEO ajuda a construir autoridade no mercado e a educar o público-alvo sobre os produtos ou serviços de uma empresa.

Tendo em conta que a pesquisa orgânica do Google é responsável por 59,2% do tráfego da web mundial, é indispensável que as empresas trabalhem o SEO.

Continue a ler e conheça as 8 dicas que ajudarão a melhorar a visibilidade da sua pequena empresa.

 

8 dicas de SEO para pequenas empresas

1.     Usar palavras-chave de cauda longa

A pesquisa de palavras-chave é um passo crucial para uma estratégia de SEO, especialmente para pequenas empresas.

Esta pesquisa deve ser focada nas palavras-chave de cauda longa, pois são mais específicas e menos competitivas.

Ao segmentar essas palavras-chave, aumentam as hipóteses de chegar à primeira página de resultados de pesquisas orgânicas no Google e competir com grandes empresas.

2.     Aceitar publicações de convidados no blog

Pequenas empresas têm orçamentos mais curtos, por esse motivo aceitar publicações de bloggers convidados é uma boa ideia.

Esta parceria é benéfica para ambas as partes, pois o escritor recebe reconhecimento e backlinks e o proprietário do site recebe conteúdo útil para os seus potenciais clientes.

3.     Usar vídeos e imagens

Enquanto o conteúdo escrito permite incluir palavras-chave relevantes que ajudam na classificação dos motores de pesquisa, o conteúdo visual ajuda a aprimorar a página, tornando-a mais atrativa.

Os conteúdos visuais como imagens e vídeos têm um impacto significativo nos esforços de marketing, retendo os usuários na página.

4.     Oferecer conteúdo relevante e valioso

Após criada uma lista de palavras-chave, deve ser criado conteúdo bem escrito, otimizado e com valor para os clientes em potencial.

Para criar reconhecimento e autoridade num setor, o conteúdo deve dar resposta às necessidades e problemas do usuário.

5.     Trabalhar o SEO técnico

Problemas técnicos de SEO são problemas internos do site que podem afetar negativamente as classificações nos motores de pesquisa.

Conteúdo duplicado, velocidade lenta e links quebrados são partes do SEO técnico que podem afetar negativamente um site.

Uma agência de SEO pode ajudar a corrigir estes problemas o mais rápido possível.

6.     Analisar a concorrência

Em SEO a concorrência são as marcas detentoras das páginas que aparecem na primeira página dos resultados de pesquisa orgânicos do Google.

Analisar estes concorrentes e o que eles estão a fazer é essencial para fazer melhorias no site e superar as suas posições.

7.     Construir uma estrutura de ligações internas

Obter backlinks de qualidade pode demorar, por isso o SEO para pequenas empresas deve começar com uma forma mais acessível de obter links internos.

Os links internos são o processo de colocar um link de uma página no site para outra página do mesmo site.

Para além de ajudar os mecanismos de pesquisa a encontrar e classificar as páginas rapidamente, tem um impacto positivo na navegação do site e na experiência dos usuários.

8.     Medir os resultados

Ferramentas como o SemRush ou Google Analytics fornecem informações sobre o desempenho do SEO num site e sobre os seus visitantes.

Estes dados são essenciais para entender o que resulta e para fazer melhorias se necessário.

 

Pronto a aplicar as dicas de SEO?

Embora o SEO esteja em constante mudança e necessite de um grande investimento de tempo, ele pode levar à visibilidade da sua pequena empresa online resultando em mais vendas.

Ser paciente é crucial para atingir metas com o SEO, mas a recompensa é o valor e permanência a longo prazo.